Medicina Dentária
Higiene Oral
A consulta de Higiene Oral para além da destartarização (remoção do tártaro, da placa bacteriana e pigmentos) habitualmente é realizada uma triagem, isto é um rastreio das patologias que possam existir na cavidade oral, como cáries, patologias das gengivas ou outras patologias que possam existir. Esta consulta é muito importante para a manutenção dos tratamentos existentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Dentisteria
A Dentisteria é a área da Medicina Dentária responsável pelo tratamento e restauração de dentes fraturados e de dentes com lesão de cárie. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido como por exemplo as resinas compostas.
Cirurgia Oral
A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. Os procedimentos mais frequentes são a exodontia (extração) de dentes, incluindo a de dentes do siso, cirurgia endodôntica, cirurgia periodontal, cirurgia pré- protética e remoção de quistos e de lesões.
Periodontologia
A Periodontologia é a especialidade da Medicina dentária que trata os tecidos que envolvem e suportam os dentes como a gengiva e o osso alveolar. As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites. Nas gengivites há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos. Nas periodontites há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar à perda do dente. O sinal que mais precocemente nos avisa da existência de problemas na gengiva é a ocorrência de sangramento gengival. Uma gengiva que sangra pode apresentar uma gengivite ou uma periodontite. O tratamento tem por objetivo a eliminação das bactérias responsáveis e o controlo dos fatores que aumentam a susceptibilidade às doenças periodontais, como o tabaco e algumas doenças sistémicas, criando condições para que a doença se possa manter controlada a longo prazo.
Prostodontia
A Prostodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao restabelecimento da dentição e dos tecidos de suporte do doente reabilitando com próteses dentárias. As próteses dentárias são dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.
Endodontia
A endodontia é o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento. É habitualmente conhecida como “desvitalização do dente. Quando a cárie é muito extensa, por vezes as bactérias invadem a polpa dentária (conhecida como o nervo). Um dos sintomas é a dor persistente ao frio e ou um abcesso. Torna-se necessário a remoção da polpa dentária e sua obturação, isto é um tratamento endodôntico. Com o avanço das novas tecnologias, hoje em dia é possível salvar estes dentes, que antigamente eram extraídos.
Branqueamento Dentário
O branqueamento dentário é uma técnica que torna os dentes mais claros sem os desgastar através da aplicação de um produto branqueador.
Implantes Dentários
A perda precoce dos dentes tem um impacto não só na estética como na mastigação. Implantes dentários são parafusos em titânio que são colocados nos maxilares, funcionando como uma fixação para diferentes tipos de próteses dentárias, de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Os implantes vão assim substituir as raízes dentárias e a reabilitação protética dos dentes.
Oclusão
A Oclusão é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das patologias relacionadas com más oclusões e disfunções relacionadas com a articulação temporo-mandibular (ATM).Os sintomas mais frequentes destas disfunções são:
- Dores de cabeça ou pescoço
- Alterações de postura
- Ruídos articulares (estalidos)
- Zumbidos no ouvido
- Limitação de abertura da boca
- Desgaste nos dentes
- Dificuldades na mastigação
- Dificuldades na abertura e/ou encerramento da boca.
Ortodontia
A ortodontia é um ramo da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, tratamento e prevenção de mal posições dos dentes e dos maxilares. São utilizados aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, especialmente concebidos para o efeito, que aplicam forças sobre os dentes e que lentamente os movem para o lugar planeado. Pode ser realizada tanto em adultos como em crianças. As crianças devem realizar a sua primeira consulta por volta dos 6 anos de idade ou até antes se verificarem alterações nas bases maxilares, como por exemplo mordidas cruzadas. Tratar estas mal posições dentárias é importante pois além de melhorar a estética facial e autoestima, pode ajudar a prevenir problemas articulares, fraturas, desgastes e cáries provocadas pelo apinhamento dentário. É um tratamento indolor, sendo difícil de se prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Alguns casos estão dependentes de uma terapia multidisciplinar para a sua correta resolução.